“Os anseios de Unidade nascem e amadurecem da renovação da mente e da abnegação de si mesmo.” (Vaticano II – Reintegração da Unidade. nº 7) 2014

ORIENTAÇÕES PASTORAIS – QUEM PODE RECEBER O BATISMO:

(Bibliografia: “ORIENTAÇÕES E NORMAS DIOCESANAS PARA OS SACRAMENTOS” – DIOCESE DE PIRACICABA – SUB-REGIÃO CAMPINAS SUL 1 DA CNBB – páginas 12 e 13 – ano: 2014).

QUEM PODE RECEBER O BATISMO:

Item 11. São considerados “válidos” pela Igreja Católica os batismos realizados nas seguintes igrejas não católicas:

a. Igrejas orientais (“ortodoxas”, que não estão em comunhão plena com a Igreja Católica Romana, das quais, pelo menos, seis se encontram presentes no Brasil);

b. Igreja Vetero Católica;

c. Igreja Episcopal do Brasil (“Anglicanos”);

d. Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil (IECLB);

e. Igreja Evangélica Luterana no Brasil (IECLB);

f. Igreja Metodista;

g. Outras igrejas pentecostais: Assembléia de Deus; Congregação Cristã do Brasil; Igreja do Evangelho Quadrangular; Igreja Deus é Amor; Igreja Evangélica Pentecostal “O Brasil para Cristo”; Exército da Salvação e outras.

Item 12. Um cristão batizado numa dessas igrejas não pode ser normalmente “rebatizado”, nem sequer sob condição. Entretanto, exige-se de quem já foi batizado, e desejam integrar-se na Igreja Católica, uma profissão de fé que seja formalizada em ato público perante a comunidade; por esta profissão de fé ele é recebido na Igreja Católica (cf. C.D.C. cân. 11). Feita a Profissão de Fé e, antes de receberem o Sacramento da Eucaristia, da Crisma ou do Matrimônio, precisa confessar-se com o Sacerdote. É necessário que tragam da Igreja onde foi batizado, um Atestado de Batismo.

Item 13. sérias dúvidas quanto à validade do batismo administrado pelas Igrejas Brasileiras (a ICAB e as dela derivadas que, não raro, se autointitulam “apostólicas!, “ortodoxas”, etc.) e pela Igreja Universal do Reino de Deus (segundo a orientação da assessoria canônica da CNBB, há dúvidas sobre a reta intenção deste grupo pentecostal). Nesses casos, deve-se batizar sob condição (cf. CNBB n. 25).

Item 14. São certamente considerados nulos os batizados feitos nas seguintes igrejas, seitas ou grupos religiosos:

a. Igreja Pentecostal Unida do Brasil (costuma batizar apenas “Em nome do Senhor Jesus” e não em nome de toda a Santíssima Trindade);

b. Mórmon ou dos Santos dos Últimos Dias (negam a divindade de Cristo, no sentido autêntico e, consequentemente, seu papel redentor);

c. Testemunhas de Jeová (negam a fé na Santíssima Trindade);

d. Ciência Cristã;

e. Messiânica ou da Unificação do Reverendo Moon;

f. Cientologia;

g. Grupos como os da Umbanda, Candomblé e outros menos conhecidos.

(Bibliografia: “ORIENTAÇÕES E NORMAS DIOCESANAS PARA OS SACRAMENTOS” – DIOCESE DE PIRACICABA – SUB-REGIÃO CAMPINAS SUL 1 DA CNBB – páginas 12 e 13 – ano: 2014).

segunda-feira, 2 de abril de 2012

Nasce mais um blog da CNBB - nasceu dia 1º de abril 2012 (SEU RENASCIMENTO):

  http://catequeseebiblia.blogspot.com.br/

Apresento os novos trabalhos no blog Catequese e Bíblia


O mundo da comunicação consegue globalizar e aproximar, unificar e encurtar distâncias. No seio da mídia moderna encontramos um espaço enorme de possibilidades “de linguagens e símbolos, métodos dinâmicos para a comunicação de todo tipo de mensagem” (DNC 168). A Animação Bíblico-Catequética tem consciência de que não pode prescindir dos recursos tecnológicos para a sua evangelização, para o anúncio da mensagem de Jesus, para fazer “ecoar a Palavra de Deus”.


Segundo Dom Paulo Mendes Peixoto – membro da Comissão, não podemos deixar de marcar presença junto aos meios de comunicação, especialmente os mais massivos e mais utilizados pelo povo para expressar a fé em linguagem capaz de realmente comunicar. 

Construído em 08 de setembro de 2010 o blog Catequese e Bíblia tem como objetivo divulgar as ações e os trabalhos da comissão nacional, dos regionais e de nossos catequistas pelo Brasil e pelo mundo com notícias, artigos de formação, reflexões, depoimentos, material e partilha.

Com o intuito de incrementá-lo, nasce hoje, 1º de abril de 2012,  a primeira equipe do blogger Catequese e Bíblia que apresento:

COORDENAÇÃO

• Dom Paulo Mendes Peixoto
• Maria Cecília Rover
• Pe. Décio Walker

ADMINISTRADOR DO BLOGGER

Joseilton Luz, leigo, casado, pai de duas filhas. Militar do Exército Brasileiro há quatorze anos, trabalhando na Comunicação Social do 59º Batalhão de Infantaria Motorizado há oito anos. Faz parte da Comissão Arquidiocesana de Catequese de Maceió-AL. É o coordenador da Província Eclesiástica de Maceió junto com Cliane Silva. Faz parte da coordenação da Comissão Regional Nordeste 2 para a Animação Bíblico-Catequética responsável pela comunicação.

ESCRITORES DO BLOGGER

- Tema: “A Fé no Evangelho de Marcos” Com Dom José Antonio Peruzzo, bispo de Palmas-Francisco Beltrão-PR. Professor de Sagrada Escritura e membro da Comissão Episcopal Pastoral para a Animação Bíblico-Catequética. 

- Tema: “Reflexão da Homilia Dominical” Com Dom Paulo Mendes Peixoto, Arcebispo eleito de Uberaba-MG e membro da Comissão Episcopal Pastoral para a Animação Bíblico-Catequética.

-  Tema: “A Animação Bíblico-Catequética nos Novos Tempos” Com Imaculada Cintra, que é de Franca-SP, leiga, casada mãe de três filhos está na catequese há dezessete anos. Está representando os catequistas blogueiros.

- Tema: “Encontros que despertam a Fé” Com a Irmã Maria Aparecida Barboza, religiosa Consagrada da Congregação das Irmãs do Imaculado Coração de Maria e Doutoranda em Sagrada Escritura. Foi Assessora Nacional de Catequese (2004 a 2007). 

- Tema: “Concilio Vaticano II e Catequese” Com o Irmão Israel José Nery fsc, de Machado, MG, é membro do Instituto dos Irmãos das Escolas Cristãs (Fundado por São João Batista de La Salle). Graduou-se na Universidade Lateranense em Roma. Foi Assessor Nacional de Catequese (1983 a 1987) e de Educação (1996-1999). Foi Provincial Lassalista (1988-1994) e presidente da Sociedade de Catequetas latino-americanos (SCALA). Escritor com 64 livros e centenas de artigos sobre catequese, vida consagrada e educação. Atualmente reside como Provincial Auxiliar da Província La Salle Brasil-Chile, em Santiago do Chile. 

- Tema: “Planejamento Bíblico-Catequético” Com o Luiz Carlos Ramos da Silva, leigo profissional aposentado, mas ainda atuando na indústria petroquímica (há 33 anos). Teólogo, iniciando uma pós-graduação em Teologia Contemporânea, nas faculdades Claretianas. Lecionando na disciplina de Planejamento, do curso de profissionais habilitados em planejamento, pela faculdade Maurício de Nassau e R&Q. Lecionando as disciplinas História da Catequese, Cristologia e Catecismo da Igreja Católica, no Instituto de Animação Bíblico Catequético, da Arquidiocese de Maceió. 

- Tema: “Leitura Orante da Bíblia” Com Maria Cecília Rover, Mestra em Ciências da Religião área Bíblica. Professora de Teologia e Bíblia e atualmente Assessora Nacional da Comissão Episcopal Pastoral para a Animação Bíblico-Catequética. 

- Tema: “Comentário às catequeses do Papa”; Padre Antônio Luiz Catelan, paranaense, da Diocese de Umuarama, é formado em teologia dogmática. O mestrado  obteve na Pontifícia Faculdade Nossa Senhora da Assunção, agora associada à PUC de São Paulo, e o doutorado na Pontifícia Universidade Gregoriana de Roma. Atualmente é Assessor da Comissão Episcopal Pastoral para a Doutrina da Fé, da CNBB e professor na PUCPR. A área à qual se dedica a pesquisas de modo preferencial é a eclesiologia. Para a tese de doutorado estudou o teólogo que por primeiro publicou uma obra em que a noção de comunhão é utilizada de modo sistemático para aprofundar o conhecimento da Igreja. 

- Tema: “Animação Bíblico-Catequética e as Novas Mídias” Com o Padre Clóvis Andrade de Melo, assessor de Comunicação da Rede de Informática da Igreja no Brasil (RIIBRA). 

- Tema: “Espiritualidade do Catequista” Com o Padre Décio Walker, assessor nacional da Comissão Episcopal Pastoral para a Animação Bíblico-Catequética. 

- Tema: “Psicopedagogia Catequética” Com o Padre Eduardo Calandro, mestrando em Psicologia Clinica e da Saúde pela Pontifícia Universidade Católica de Goiás, assessor da comissão pastoral para animação bíblico-catequética da CNBB regional centro-oeste, membro do GREBICAT – CNBB, especialista em Psicologia, Parapsicologia, Pedagogia Catequética. É professor do curso de Pedagogia Catequética na Pontifícia Universidade Católica de Goiás, e de Catequética e Aconselhamento Pastoral no Instituto de Filosofia e Teologia de Goiás, IESMA em São Luis do Maranhão, membro do Centro de Formação Permanente – CEFOPE, é assessor de catequese em várias regiões do Brasil. Atualmente é pároco da Paróquia Nossa Senhora da Guia em Santa Fé de Goiás. Autor da Coleção Psicopedagogia Catequética - Catequese Conforme as idades, Vol I Criança, Vol II Adolescentes e Jovens, Vol III Adultos, Vol IV Pessoas Idosas, pela Paulus Editora. O Saber e o Saber Fazer a Catequese, pela Editora Vozes.

e Padre. Jordélio Siles Ledo, mestrando em Teologia Pastoral pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, especialista em Pedagogia Catequética e Psicodrama, professor do curso de Pedagogia Catequética na Pontifícia Universidade Católica de Goiás e UNISAL, IESMA em São Luis do Maranhão, membro do Centro de Formação Permanente – CEFOPE, membro da Academia de Letras do Grande ABC e é assessor de catequese em várias regiões do Brasil. Atualmente é pároco da Paróquia Sagrada Família em São Caetano do Sul. 
Co-Autor da Coleção Psicopedagogia Catequética - Catequese Conforme as idades, Vol I Criança, Vol II Adolescentes e Jovens, Vol III Adultos, Vol IV Pessoas Idosas, pela Paulus Editora. O Saber e o Saber Fazer a Catequese, pela Editora Vozes. 

-  Tema: “Formação de Catequistas” Com o Padre Jânison de Sá Santos, que foi assessor da Comissão para animação Bíblico-Catequética no quadriênio de 2004 a 2007. Doutor em Sagrada Teologia, com ênfase em Catequese e Pastoral Juvenil. Faz parte do Grupo de Reflexão Bíblico-Catequética (GREBICAT) CNBB.  Integrante do grupo de Catequetas,  membro da Sociedade de Catequetas Latino-Américanos  e reitor do Seminário Maior Nossa Senhora da Conceição.

- Tema: “Iniciação à Vida Cristã” Com o Padre Luís Gonzaga Bolinelli, religioso doutrinário, membro da Congregação dos Padres da Doutrina Cristã (Doutrinários), licenciatura em Pastoral da Juventude e Catequese (1987) na Universidade Pontifícia Salesiana (UPS) em Roma, é vigário paroquial da Paróquia São João Batista de Bertioga – SP, assistente eclesiástico da Comissão para a Animação Bíblico-Catequética (ABC) da Diocese de Santos, integrante do Grupo de Catequetas e professor de Catequética. 

- Tema: “Compreendendo Melhor a Fé à luz do Catecismo” Com o Padre Luiz Alves de Lima, sacerdote, religioso, salesiano. Professor universitário há 35 anos. Possui graduação em Sacra Theologia - Pontificium Athenaeum Salesianum (1970), graduação em Filosofia pela Faculdade Salesiana de Filosofia Ciências e Letras de Lorena (1964), graduação em Geografia e História pela Faculdade Salesiana de Filosofia Ciências e Letras de Lorena (1964), mestrado em Teologia Pastoral Catequética pela Pontificia Universita Salesiana (1978) e doutorado em Theologia pela Pontificia Universita Salesiana (1995). Tem experiência na área de Teologia, com ênfase em Teologia, atuando principalmente nos seguintes temas: catequese, catequese evangelizadora, Conferência Nacional dos Bispos do Brasil - CNBB, pastoral católica e documentos eclesiais. É atualmente professor no Centro Unisal-Pio XI de São Paulo, PUC de Curitiba, PUC de Goiás, e no Instituto Teológico-Pastoral para a América Latina (ITEPAL) de Bogotá. Já lecionou no Studium Theologicum (Curitiba) e Seminário de Olinda. É formador no Seminário Maior (teologia) dos Salesianos de São Paulo. Áreas de ensino: Pastoral, Catequética, Teologia Sistemática (sacramentos). Colaborador em muitos documentos da CNBB (coordenador de redação do Diretório Nacional de Catequese). Membro do Grupo de Reflexão Bíblico-Catequética da CNBB (GREBICAT) ininterruptamente desde sua fundação em 1983; membro do grupo de "experts" da Secção de Catequese da Conferência Episcopal Latino Americana (CELAM) desde 1982; Articulista da Revista de Catequese desde 1978, seu redator e editor desde 1990 até hoje. Conferencista e professor em todos países da América Latina. Fundador e membro da atual diretoria da Sociedade de Catequetas Latino Americanos (SCALA). Membro de muitos congressos internacionais na América Latina, América do Norte e Europa. Palestrante para Clero e Catequista em todo os estados do Brasil. Realizou viagem de estudo e atualização em Jerusalém (agosto de 2010) e em Roma (Setembro de 2010 a Janeiro de 2011). 

- Tema: “Homilia Dominical” Com o Padre Roberto Neutwing, mestre em Teologia, na linha Teologia e Evangelização, pela PUC-PR, assessor da Pastoral catequética da Arquidiocese de Curitiba e Vice-reitor do Seminário Teológico Rainha dos Apóstolos. 

- Tema: “Experiências de Iniciação à Vida Cristã dos Regionais” Com Regina Mantovani, coordenadora do regional Sul 2 e Membro do Grupo de Reflexão Bíblico-Catequética da CNBB (GREBICAT).

- Tema: “Ecumenismo e Diálogo Inter-religioso” Com Therezinha Cruz, leiga, foi assessora nacional de catequese na CNBB de 1992 a 1996. Participou do Grupo de Reflexão Catequética (GRECAT) de 1986 a 2011, atualmente faz parte do GREDIRE, Grupo de Reflexão de Ecumenismo e Diálogo Inter Religioso e do GEB (Grupo Ecumênico de Brasília). Trabalhou como voluntária no Conselho Nacional de Igrejas Cristãs (CONIC) por 14 anos. Participou da coordenação dos Projetos Rumo ao Novo Milênio e Ser Igreja no Novo Milênio. Autora de uma coleção de livros didáticos de Ensino Religioso, publicada pela editora FTD. 

Portanto, convido a todos a participarem, interagindo e divulgando esse trabalho com todos os catequistas e blogueiros, para que possamos juntos desenvolver e construir novos conhecimentos ecoando a boa nova nesse mundo virtual.

Dom Jacinto Bergmann 
Arcebispo de Pelotas-RS e Presidente da Comissão Episcopal Pastoral para
a Animação Bíblico-Catequética